Linguagens do Amor


26.9.13


O antropólogo, escritor e conselheiro matrimonial Gary Chapman, afirma que há diferentes linguagens do amor. Acredita que as pessoas expressam e recebem manifestações afetuosas de maneiras distintas; e que só nos sentimos amados e compreendidos, quando o amor demonstrado é o mesmo que aprendemos na infância. 
Gary, atesta que existem basicamente cinco linguagens do amor:
1- Palavras de afirmação: Tem gente que gosta de elogiar, incentivar - você está linda; esse perfume é ótimo; gostei da forma que você se comportou naquele dia, etc.
2- Qualidade de tempo: É aquele que se preocupa com a dedicação de um tempo exclusivo, mesmo que pequeno - conversas, passeios, caminhadas, tv juntos.
3- Presentes: Sabe, e gosta de presentear; necessariamente o valor financeiro não tem tanta importância - pode ser uma flor, uma revista, um chocolate.
4- Serviços: Nessa linguagem, o que se faz, fala mais alto do que qualquer palavra - lava a louça, faz supermercado, participa dos afazeres domésticos, sabe ser gentil.
5-Toque físico: Se ocupa em perceber onde tocar o amado - abraço, beijo, carinhos.
Vá logo encontrar sua principal linguagem, não só pra receber e explorar o amor de forma efetiva, mas especialmente pra que sua relação seja mais leve e feliz.
Agora pense que delícia, se, além de descobrir qual dessas flui espontaneamente, provocar as outras 4 formas, e, por vezes, conseguir trazê-las... o gozo será pleno!
            
          Paz!

Imagem retirada de: blogs.jovempan.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário