Tudo sempre passará


26.9.13



         Conversas vem e vão, e em tantos percebo o despreparo para as transitoriedades! Mudanças são inevitáveis, são protocolos de passagem próprias do ser, onde, inclusive, os atalhos nem são bem vindos.
Inúmeras vezes nos encolhemos aflitos, como que ultrajados por uma vida madrasta que conspirou traiçoeiramente contra nós, como algozes que nos fizeram prisioneiros em porões... entretanto se trata apenas do ir e vir da existência.
Lulu Santos em "Como uma onda" canta: “Tudo passa, tudo sempre passará, a vida vem em ondas como o mar, num indo e vindo infinito”.
Nas minhas escutas ouço:
_ ”Não estou preparada pros meus filhos saírem de casa”!
_ ”Meu filho casou, mas precisa continuar vindo nas manhãs tomar café comigo”!
_ “Não vou me manter de pé se meu parceiro me deixar ou morrer antes de mim”!
_ ”Já perdi minha mãe, acho que não sobrevivo se meu pai também for”!
Essas e outras questões surgem no consultório como fatalidades, no entanto, são tão naturais que precisam ser esperadas... comparo com o fascínio de uma gestação completa que não se pode conter; os frutos que certamente serão colhidos na estação; a convicção de que o sol voltará a nascer amanhã.
Não há nada de novo, o ciclo segue... nascimento, infância, adolescência, juventude, adultos, casais jovens, netos, aposentadoria, doenças, morte...
Assim, se faz necessário, além da prontidão para as esperadas transições, abraçar e acolher sem nostalgias o agora, mesmo que carregado de névoas e desafios.
Salomão com toda simplicidade e sabedoria escreve:
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu". Eclesiastes 3:1

Paz !

Imagem retirada de: valedaspalavras.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário