Ligada ao Eterno


8.12.13





           Recentemente, participei de uma festa íntima, uns 30 convidados... tudo um primor!
A aniversariante, 79 anos, como sempre exuberante! Seu olhar tem um brilho contagiante, sua força e fé transcendem; é ligada ao Eterno.
Quase tudo que é servido faz parte da sua culinária, pratos lindos, deliciosos..
Demonstra alegria em receber, com fineza acolhe a todos, tanto as crianças que estão começando descobrir a vida; aos jovens que ousam porque se sentem preparados; como, e especialmente, aos seus companheiros de caminhada, plenos de experiência e, como ela diz, cheios das dores também, rsrs.
Sua casa é porto seguro para filhos, netos, sobrinhos, irmãos e agregados como eu.
Sabe ser bem-vinda, enche nossa casa de alegria. É ímpar, especial, nossos filhos a tem em enorme apreço e admiração. Normalmente quando vem nos visitar traz as mãos cheias de carinho com coisas gostosas que bem sabe produzir. 
Tem uma energia rara! Sua nora conta que durante os 30 dias que estiveram a passeio  na praia, era a primeira a chegar e a última a querer ir embora.
Suas palavras são ricas, fala de coisas que sabe... seja porque viu ou viveu.
Quando surgem as aflições se levanta em fé. Sua alma e espírito são banhados pela esperança; poucas vezes a vi abatida, assustada ou temerosa, não que tenha sido poupada dos infortúnios; é viúva, já perdeu um filho, irmãos e sobrinhos.
Possui absolutos incontestáveis. Sabe ser brava e reclamar, em alguns momentos até age com impulsividade... se arrepende de coisas que fez e falou, rsrs mas, faz parte!
Durante a festa solicitou ao pastor Samuel Viera que fizesse uma oração de gratidão por sua vida. Ele então mencionou o Salmo 90:12:  “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Suas amigas riram, por ser esse versículo sua oração diária... clama a Deus todos os dias que lhe dê sabedoria.
Fiquei ponderando sobre sua vida, o versículo lido e o que é alcançar um coração sábio... pude compreender um pouco a sua peculiar jornada.
Quero considerar algumas provocações que esse texto me trouxe:
“Ensina-nos”... 
É uma súplica coletiva... expressa o envolvimento com o outro. O saber egoísta cede lugar à irmandade. O crescimento que anseio de Deus terá especial valor se for dividido, multiplicado... Já sinto vergonha diante dos meus apelos carregados de intenções próprias.
“Contar os nossos dias”... nos ensina a ponderar o valor e significado de todas as coisas, sem desprezar ou invalidar mesmo as mais simples: 
- Buscar o zelo, fugir dos descuidos.
- Aproveitar tanto os dias de paz, como as noites em claro. 
- Querer dormir, mas também acordar. 
- Reconhecer as tristezas, quer com motivos ou sem, mas não se fixar nelas.
- Identificar quando e porque caiu mas, especialmente, ter na memória como e por quem foi erguido. 
- Comparecer às chegadas e também nas despedidas. 
- Considerar cada dia não como um rascunho, mas com total responsabilidade e legitimidade; lembrando nossa efemeridade mencionada no versículo anterior: “Tudo passa rapidamente e nós voamos.” 
- Finalmente, entender que a condição para alcançarmos coração sábio é o reconhecimento de que o "Temor do Senhor" é o princípio de todas as coisas!

Paz!

Imagem retirada de: www.doisneuronios.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário